Capacho do imperialismo, ele ganhou um troféu na categoria ‘Equity Follow-on of the Year’, durante a realização do ‘Deals of the Year Awars’, prêmio anual oferecido pela revista ultraconservadora ‘LatinFinance’, especializada no mercado financeiro da América Latina e do Caribe.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), recebeu nesta quinta-feira um prêmio pela privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), nos Estados Unidos. 

Tarcísio ganhou um troféu na categoria ‘Equity Follow-on of the Year’, durante a realização do ‘Deals of the Year Awars’, prêmio anual oferecido pela revista ultraconservadora ‘LatinFinance’, especializada no mercado financeiro da América Latina e do Caribe, atrelados à Wall Street.

A privatização da companhia foi finalizada em junho do ano passado, na chamada oferta subsequente de ações, quando uma empresa que já está listada na Bolsa de Valores oferta novas ações. A concessão à iniciativa privada, no entanto, foi alvo de severos protestos dos trabalhadores.

Defasado

Estudo do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Sintaema), à época, mostrou que o governo Tarcísio vendeu as ações da empresa por um valor 44% abaixo do patrimônio real da companhia. O sindicato afirmou que a Sabesp tinha, naquela época, um fluxo de caixa de R$ 90,5 bilhões.

O valor foi arrematado pela Equatorial, do Banco Opportunity, de propriedade do banqueiro Daniel Dantas; em parceria com a gestora internacional de capitais Blackrock, únicos a assegurar uma proposta, no leilão. Em nota divulgada no site do governo do Estado, Tarcísio afirmou ser uma “honra” receber a premiação e classificou o processo de privatização como “bem-sucedido”.

Enquanto Tarcísio é agraciado pela entrega do patrimônio público, o povo sofre com os péssimos serviços e os aumentos abusivos, fruto da privatização.

Redação com MSN

Deixe uma resposta