O Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais está convocado o movimento sindical para um Ato Público no próximo dia 21 de dezembro (4ª feira), a partir das 09h30, em frente à sede sede do AL Previdência, na Avenida da Paz, no Centro de Maceió. Segundo seus organizadores, será um ato de protesto em defesa do AL Previdência, por transparência e democracia na sua gestão e a devolução das 304 escolas que foram repassadas da rede estadual para o fundo.
Segundo a presidente do Sinteal Maria Consuelo Correia, que está convocando para o ato, “queremos buscar esclarecimentos sobre as recentes medidas adotadas pelo Governo do Estado de Alagoas quanto à usar escolas públicas para cobrir o rombo da Previdência estadual”. Para o professor Luizinho, vice-presidente do Sinduneal, “a comunidade acadêmica está chocada com o repasse dos prédios onde funcionam o Campus I em Arapiraca e o campus VI em Maceió”.
Consuelo alertou que já foi entregue ofício cobrando esclarecimentos ao executivo estadual informações quanto aos recursos do AL Previdência. “Não houve diálogo com os servidores e as servidoras da rede pública estadual, tendo em vista que a esta lei e seus impactos na educação estadual”, disse. Ela também alerta que, com a nova lei, os recursos do Fundeb serão “desviados” para pagar as despesas do AL Previdência.
No ato marcado para o próximo dia 21 de dezembro, o Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais irá cobrar esclarecimentos sobre a gestão financeira dos recursos do AL Previdência.