De acordo com a Polícia Federal, “madeiras extraídas do interior da Terra Indígena são ilegalmente vendidas por madeireiras e serrarias, mediante um esquema fraudulento”

Agentes da Polícia Federal (PF), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e da Fundação Nacional do Índio (Funai) iniciaram nesta quinta-feira (11) uma operação com o objetivo de retirar invasores da Terra Indígena Karipuna, em Rondônia, região norte do Brasil. Foram mobilizados 80 policiais federais, além dos 11 profissionais das demais instituições parceiras. 

De acordo com a PF, “madeiras extraídas do interior da Terra Indígena são ilegalmente vendidas por madeireiras e serrarias, mediante um esquema fraudulento”.

A corporação afirmou ter como objetivo a “identificação de pessoas envolvidas nas atividades de loteamento e comercialização ilegal de terras (grilagem) e em extração ilegal de madeira do interior da Terra Indígena, bem como a inutilização de maquinários e de toda a estrutura feita em cada localidade de invasão”.

A PF disse que serão destruídas pontes e outros meios de acesso à Terra Indígena, “instalados sem a devida autorização” do governo. 

Durante as ações, os policiais federais atuarão nos 12 maiores e principais pontos de alertas de desmatamento existentes no interior da Terra Indígena, bem como em 20 madeireiras e serrarias que ficam no entorno da Terra Indígena Karipuna.

“Os objetos ilegais (maquinários, ferramentas, instrumentos e estruturas) encontrados serão inutilizados e os responsáveis serão imediatamente conduzidos à sede da Polícia Federal para a adoção dos procedimentos cabíveis”, continuou a instituição.

Fonte: Brasil 247

Deixe uma resposta