O Papa Francisco decidiu expulsar um padre acusado de abusos sexuais no interior de São Paulo. Pedro Leandro Ricardo, da cidade de Americana, foi demitido da igreja local a partir de um comunicado emitido pela Diocese de Limeira. A ação ocorreu após a abertura de um processo interno, depois dele ter sido acusado por ex-coroinhas.
O documento, divulgado pela Diocese, se dirige ao padre como “senhor” e esclarece que ele “não poderá mais exercer, válida e licitamente, o ministério sacerdotal”. A nota foi assinada pelo bispo Diocesano de Limeira, dom José Roberto Fortes de Palau.
Padre disse estar “totalmente surpreso” com pedido de expulsão do Papa Francisco
Em entrevista ao G1, o padre disse que estava “totalmente surpreso” com a decisão da igreja católica e que está sendo “perseguido” pela Diocese de Limeira, sem direito de se defender.
Desde o ano de 2019, quando uma denúncia se tornou pública, o padre vem sendo acusado por quatro ex-coroinhas quando eram menores de idade por cometer um suposto assédio sexual. Naquele ano, a Folha já havia apurado que o pároco estava sob investigação do Ministério Público por um envolvimento com meninos que lhe tinham como guia na basílica de Americana.
Fonte: DCM