Moradores do Pinheiro e bairros atingidos pela extração de minério da Braskem, protestaram na manhã de hoje, 08, na avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol.
Os moradores fecharam o transito da principal avenida de Maceió, em protesto contra o descaso da Braskem. Segundo os moradores, as indenizações pagas pela Braskem são insuficientes para comprar um imóvel novo e mesmo assim, a empresa tem retardado o pagamento da indenização, o que tem irritado o movimentos dos atingidos pela Braskem.
A Braskem é responsável pelo afundamento de cincos bairros em Maceió (Pinheiro, Bebedouro, Mutange, Bom Parto e parte do Farol) por atividade predatória de extração mineral. Apesar da tragédia provocada, a empresa nunca foi responsabilizada pelo poder público pelo crime ambiental cometido.
Em acordo mediado pelo Ministério Público, que é contestado por parte dos moradores, que dizem que não foram ouvidos e que não autorizaram o MP a negociar em seus nomes, a empresa se comprometeu a indenizar as vítimas. Porém, até agora a maioria dos ex-moradores não receberam as indenizações.