Os estudantes da Universidade Estadual de Alagoas iniciaram uma importante mobilização pela construção de um restaurante universitário em Arapiraca. Depois de passarem nas salas de aula, dialogando com a comunidade acadêmica, o movimento quem tem o apoio dos sindicatos de técnicos e de docentes, conseguiu recolher centenas de assinaturas em um abaixo-assinado, que cobra da reitoria providências para a construção do restaurante.
Depois da mobilização interna, os estudantes receberam ontem a noite, 30/08, a visita do deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT), numa plenária que lotou o auditório do curso de mestrado.
Na plenária, os alunos relataram a situação dramática que estão vivendo. Segundo o representante do Centro Acadêmico de História, Klévio Thawan “os estudantes não tem política de assistência estudantil e muitos estão assistindo aula com fome, o que compromete o aprendizado”. Para a aluna do curso de Direito, Glenda Monique, “a situação é gravíssima, pois os poucos alunos que tinha direito a bolsa alimenta, está sem receber há 9 noves meses”.
O deputado Ronaldo Medeiros reiterou o compromisso com a construção do restaurante e cobrou da reitoria a elaboração de um projeto o mais breve possível.
O reitor Anderson Barros, informou que o edital do programa bolsa alimenta será retomado e que a Universidade organizará o projeto do restaurante.
O presidente do Sinduneal, professor Luizinho, cobrou celeridade na retomada do bolsa alimenta e do projeto de construção do RU, além de solicitar o apoio de Ronaldo Medeiros à luta pela realização do concurso público para técnicos e professores da Uneal,
Para o presidente do sindicato dos técnicos, Rudson Nascimento, “a iniciativa fortaleceu a unidade em defesa da Uneal”.
Depois da plenária, a diretora do Campus Arapiraca, professora Cristina Bezerra, apresentou ao deputado Ronaldo Medeiros o espaço onde vai ser construído o restaurante universitário.