Uma manifestação organizada pelo Diretório Central dos Estudantes da Uneal (DCE-UNEAL), nessa quinta-feira, 28/11, reuniu alunos, professores e técnicos para protestar contra o abandono da Universidade Estadual de Alagoas por parte do governo Paulo Dantas.
Entre as reivindicações dos estudantes, está a publicação do edital do concurso público para professores e técnicos ainda em 2024, a construção e funcionamento do restaurante universitário, a implantação do programa de bolsas para os alunos, entre outros.
Os estudantes denunciaram as péssimas condições estruturais da Uneal, onde falta até água para beber e a internet no campus de Arapiraca não funciona.
Para o DCE, além das precárias condições de funcionamento, o governo quer cortar a verba de custeio da Universidade, o que pode significar a paralisação de serviços essenciais.
O governador Paulo Dantas que tinha visita agendada na Uneal, hoje pela manhã, terminou por cancelar a visita por causa do protesto.
Ainda segundo o DCE, o movimento vem ganhando força desde o início da semana, contando com atividades diárias nas redes sociais do governador, onde os estudantes cobram a realização do concurso público através da hashtag #concursoUNEALjá.
Para o professor Luizinho, presidente do Sindicato dos Docentes da Uneal, o governado Paulo Dantas anunciou nas redes sociais e em eventos realizados na Uneal, a realização do concurso público. Entretanto, “até agora o edital não foi publicado e o que nós queremos é a publicação do edital ainda em 2024 para evitar a perda do ano letivo de 2025 para muitos alunos”, desabou o professor Luizinho.