A mobilização dos professores, técnicos e estudantes da Universidade Estadual de Alagoas com paralisações e atos públicos realizados em Maceió nos dias 10 de abril e 28 de maio, foi fundamental para a conquista do concurso público para 127 vagas de professores e 82 vagas para técnicos anunciados pelo Governador Paulo Dantas.
Além do concurso, o governo deve anunciar a construção três prédios novos em Arapiraca, Palmeira dos Índios e São Miguel, reivindicação antiga da comunidade acadêmica. Com relação a pauta estudantil, o governo deve anunciar uma bolsa permanência para os alunos de baixa renda e ampliação da bolsa alimenta, apesar da reivindicação central estudantil ser a construção de restaurantes universitários.
Essas vitórias são importantes para o fortalecimento da Uneal e foram conquistadas com muita mobilização e luta, onde a construção da unidade entre os três segmentos da universidade foi fundamental.
Essa unidade começou a ser construída com a incorporação dos pontos de reivindicações de cada segmento e os pontos gerais, como o concurso público para professores e técnicos e o restaurante universitário e bolsa permanência para os estudantes.
A decretação de paralisação por parte dos professores foi seguida pelos técnicos e apoiada pelos estudantes, o que permitiu construir a paralisação e a mobilização de forma unitária no dia 10 de abril em Maceió, dando visibilidade a pauta da comunidade acadêmica. Já a nova paralisação e a grande mobilização do dia 28 de maio, foi precedida por assembleia dos alunos em Arapiraca e palmeira dos Índios, o que fortaleceu ainda mais a luta unitária.
A paralisação e a grande mobilização em Maceió, no dia 28 de maio, terminou numa assembleia geral unificada, que aprovou paralisação por tempo indeterminado a partir do segundo semestre do ano letivo 2024.
O tensionamento nas negociações diante da falta de resposta concreta do governo, levou a comunidade a se organizar em comando de mobilização para preparar a paralisação no segundo semestre, iniciando campanha nas redes sociais pela realização do concurso público e construção de restaurante universitário.
Finalmente, no dia 06 de junho, após a realização do lançamento do programa de Pós Graduação em Gestão de Cooperativas, ocorrido no Palácio Zumbi dos Palmares e promovido pelo governo do estado, Unicafes e Uneal, o governador Paulo Dantas, depois de muita pressão, se reuniu com os representantes do Sindicato dos Docentes e dos Técnicos e reitoria, para confirmar oficialmente a realização do concurso.
O governador ficou também de anunciar um pacote de medidas de fortalecimento da Uneal. No pacote estão previstas medidas, como a construção de prédios, bolsa permanência e alimentação para os alunos da instituição.
Um importante vitória da luta em defesa da Uneal, que exige a permanente mobilização da comunidade acadêmica até a implantação de cada medida e a continuidade da luta por todos os pontos da nossa pauta de reivindicações.