Deputado do Psol assume vaga de Márcio Macêdo em ministério responsável pelo diálogo com movimentos sociais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu promover mudanças em sua equipe ministerial e escolheu o deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) para ocupar a Secretaria-Geral da Presidência, substituindo o ministro Márcio Macêdo.

A decisão foi oficializada na segunda-feira (20), por meio de uma nota divulgada pelo Palácio do Planalto. A formalização se deu após uma reunião entre Lula, Boulos, Macêdo e os ministros Rui Costa, da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, da Secretaria de Relações Institucionais, e Sidônio Pereira, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social.

A nomeação de Boulos foi publicada na edição desta terça-feira (21) do Diário Oficial da União.

Deputado Guilherme Boulos assumirá o cargo antes ocupado por Márcio Macêdo.Ricardo Stuckert/PR

Em publicação nas redes sociais, o presidente declarou: “Convidei o deputado Guilherme Boulos para assumir o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Ele vai substituir o companheiro Márcio Macêdo na função, a quem agradeço por todo o trabalho realizado para a ampliação e o fortalecimento da participação social em nosso governo”.

Publicação do presidente Lula no X.

Publicação do presidente Lula no X.Reprodução/X/Lula

A entrada do deputado no primeiro escalão é interpretada como uma movimentação do governo para reforçar o diálogo com movimentos sociais e ampliar a articulação política com setores da esquerda. A Secretaria-Geral é responsável pela interlocução do Planalto com entidades da sociedade civil, como o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), vinculado à trajetória política de Boulos.

Conhecendo Guilherme Boulos

Paulistano de 43 anos, Guilherme Boulos é formado em Filosofia e tem mestrado em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo (USP).

Atualmente deputado federal, foi eleito em 2022 com mais de 1 milhão de votos, o maior número registrado em São Paulo naquele pleito.

Militante histórico do Psol, Boulos concorreu à Presidência da República em 2018 e disputou a Prefeitura de São Paulo em 2020 e 2024, chegando ao segundo turno nas duas eleições.

Leia a íntegra da nota do Palácio do Planalto:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o deputado federal Guilherme Boulos nesta segunda-feira, 20 de outubro, e o convidou para ocupar o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Boulos irá substituir o ministro Márcio Macêdo na função. Márcio, a ministra Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais) e os ministro Rui Costa (Casa Civil) e Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação Social) participaram do encontro com o presidente.

A nomeação de Boulos sairá publicada no Diário Oficial desta terça-feira, 21 de outubro.

Fonte: Congresso em Foco

Deixe uma resposta