Com a chegada do quinto voo da Operação Voltando em Paz no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, na manhã deste domingo (15), o Brasil já repatriou um total de 916 pessoas que estavam em território israelense durante a guerra do país contra o Hamas. Enquanto isso, 28 pessoas com cidadania brasileira em território palestino aguardam autorização do governo egípcio para cruzar a fronteira e se deslocar para o Aeroporto de Cairo, onde devem embarcar para o Brasil.

O último voo a chegar no Brasil veio de Tel Aviv, em Israel, carregando 215 brasileiros. Foram cinco voos, um por dia até agora:

  • na quarta-feira (11), um voo em uma aeronave KC-30 (Airbus A330 200) trouxe 211 repatriados. Aterrissou na Base Aérea de Brasília às 4h07.
  • na quinta (12), 214 brasileiros, um cachorro e três gatos aterrissaram também em um KC-30 (Airbus A330 200) no Galeão, no Rio, durante a madrugada.
  • na manhã de sexta-feira (13), o terceiro voo da operação, com 69 passageiros, chegou ao Brasil. Cinco desceram numa escala em Recife (PE). Os outros 64 desembarcaram na Base Aérea de Guarulhos (SP).
  • no sábado (14), 207 brasileiros, dois cachorros e dois gatos desembarcaram no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.
  • o voo mais recente chegou neste domingo (15), com 215 pessoas.

Até agora, todos os brasileiros que voltaram ao país estavam em Israel. Para os que estão do lado palestino no conflito, a logística é diferente: o governo brasileiro negocia autorização do Egito para que um grupo de 28 pessoas possa atravessar a fronteira e ir até o Aeroporto de Cairo, capital egípcia, onde embarcam para o Brasil.

Para este deslocamento, a Presidência da República cedeu um avião VC-2, com capacidade de transportar até 40 passageiros. Por enquanto, os futuros passageiros estão abrigados nas cidades de Rafah e Khan Yunis, em Gaza, aguardando. Em Rafah estão 18 pessoas, que passaram a noite em um imóvel alugado pelo Ministério das Relações Exteriores. As outras dez pessoas são moradoras de Khan Yunis e estão em suas próprias casas.

Fonte: Congresso em Foco

Deixe uma resposta