Convocada para esta sexta-feira, 29/07, o lançamento da federação BRASIL DA ESPERANÇA em Alagoas, composta pelos partidos PT, PV e PCdoB, será realizada no Centro de convenções a partir das 14:00 horas com o objetivo de homologar as candidaturas à Câmara Federal e a Assembleia Legislativa, além de reafirmar o apoio à candidatura presidencial de Lula/Alckmim, de Paulo Dantas/Ronaldo Lessa ao governo e Renan Filho ao senado.
Em meio ao protocolo tracional de apresentação das nominatas para as chapas de deputado federal e estadual, uma candidatura chama a atenção dos convencionais, trata-se da Bancada do Batom, composta pelas feministas Michelle Godoy e Bárbara Nagman, pelo Partido dos Trabalhadores – PT.
Bárbara Nagman, 37 anos, é mulher trans, microempreededora, ativista do movimento LGBT e artista performática. Já Michelle Godoy, 36 anos, é uma mulher negra e da periferia, além de engenheira ambiental com graduação em Direito.
Segundo Michelle Godoy, “a escolha do nome da candidatura coletiva é uma homenagem às 25 mulheres que atuaram na assembléia constituinte de 1988, dando significativa contribuição para garantir os direitos das mulheres na nossa Carta Magna. Assim, inúmeras conquistas da Constituição Brasileira de 1988 podem ser atribuídas ao lobby do batom: licença maternidade de 120 dias; licença paternidade de sete dias; salário família; direito a creche e educação pré-escolar; proibição de discriminação em razão do sexo; proteção estatal à maternidade e à gestante; igualdade de direitos previdenciários e aposentadoria especial para mulheres.”, conclui a candidata petista.
Já para Bárbara Nagman, “um dos temas prioritários para a nossa candidatura coletiva será a baixa representação das mulheres nas instâncias decisórias, nas casas legislativas de todo país, ainda aquém do espaço já ocupado pelas mulheres nos demais campos da sociedade brasileira. A bancada do batom está chegando, meu bem”, declarou a ativista feminista.