No dia 06/02, mães de estudantes do Assentamento Nova Esperança, junto com representação do Setor de Educação do MST, estiveram reunidas com a Secretaria de Educação de Olho D’Água do Casado (AL) para denunciar a ameaça de retirada de oferta de aulas do Ensino Fundamental 2 da Escola Municipal Dom Pedro II. Durante a reunião, foi entregue um abaixo-assinado com mais de 150 assinaturas de famílias que serão diretamente afetadas pela retirada das turmas do 6º ao 9º ano.

A medida é ilegal e fere o direito à educação garantido pela Constituição e pela legislação da Educação do Campo, que assegura a oferta de ensino próximo às comunidades rurais. Fechar essas turmas significa impor deslocamentos longos, aumentar a evasão escolar e negar o acesso digno à educação para adolescentes do campo.

As famílias seguem mobilizadas para defender a permanência do Ensino Fundamental 2 no assentamento, onde junto à Secretaria de Educação, constituíram uma agenda de trabalho para seguir monitorando e solucionando a situação a partir das reais demandas da comunidade.

Fonte: MST Alagoas

Deixe uma resposta