É a fala de muitos servidores. Segundo muitos: tá mais do que na hora de mudar.
Pensando assim, um grupo de servidores da Secretária da Saúde do Município de Maceió, está se organizando para disputar as eleições sindicais, previstas para ainda esse ano.
Mas será realmente que teremos essa eleição?
Segundo a servidora municipal, Merielle Souza, a diretoria do Sindsaúde ainda não informou as datas para inscrição da chapa e nem o dia que ocorrerá essa eleição. Informações cobradas continuamente por aqueles que acreditam na necessidade de mudar a atual direção que se mantém nessa gestão há 14 anos.
Apesar do estatuto preconizar apenas dois mandatos, a atual direção fez a dança das cadeiras, mudando as funções, mas, permanecendo os atores.
Segundo o movimento de oposição, a última eleição sindical deveria ter ocorrido em 2021 – período do distanciamento social devido a pandemia do Covid 19 – mas, apoiando-se nessa situação, a direção conseguiu prorrogar o seu mandato por mais dois anos. Segundo Ata da assembleia dessa prorrogação, no dia 01 de janeiro de 2024 encerra-se o atual mandato.
A oposição aguarda a divulgação do edital para inscrição da chapa e realização da eleição de forma transparente e limpa.
Para renovar o sindicato a oposição conta com servidores de diversas categorias – administrativo, agentes de saúde, saúde bucal, enfermagem, psicólogo, vigilância sanitária e médico – e pela primeira vez, uma mulher como representante.
Merielle afirma que não está nessa missão sozinha, todos os componentes dessa chapa estão caminhando lado a lado, determinados a construir uma gestão transparente e atuante.
O que tem sido falado pela base é que a proposta de uma chapa de oposição têm sido bem recebida, já que a diretoria tem sido questionada por diversas situações que vem desagradando a maioria dos servidores.
A eleição do Sindsaúde promete. Com a palavra a categoria!