Estudo revela queda na confiança dos apoiadores do ex-presidente e sentimentos de retração e desânimo
A condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF) afetou o ânimo da sua base digital. Dados da AP Exata – Inteligência Digital mostram que 69% das menções ao ex-presidente na semana final do julgamento tiveram tom negativo. Se antes a militância reagia com entusiasmo e confiança, agora os sinais predominantes são de retração e desânimo.
As informações são do CEO da empresa, Sergio Denicoli, no jornal O Estado de S. Paulo. As manifestações de apoio ao ex-presidente perderam intensidade. Apenas 8% dos comentários que citavam Bolsonaro transmitiram confiança, uma queda de oito pontos percentuais em relação ao período anterior à decisão da Primeira Turma do STF.
Por outro lado, hashtags e expressões como “Bolsonaro condenado” e “Grande dia” dominaram o debate nas redes sociais, representando 48,3% de todo o tráfego analisado. Muitos usuários ainda aproveitaram para relembrar falas polêmicas do ex-presidente ou perdas durante o período da pandemia de covid-19.
O que a condenação de Bolsonaro ensina sobre líderes golpistas no mundo
Entre os apoiadores, a narrativa girou em torno da ideia de perseguição política, com termos como “Suprema perseguição” e “Querem matar Bolsonaro”. Embora esse bloco tenha concentrado 24,4% das publicações, o ruído produzido não foi suficiente para equilibrar a predominância de mensagens celebrando a condenação.
Segundo Denicoli, “sem Bolsonaro ativo o ímpeto da direita no debate digital fica enfraquecido, pois a militância se mostra cansada do embate e desiludida com a política”. Para ele, a base do ex-presidente “não enxerga nas lideranças que se colocam à direita a mesma força mobilizadora”
Fonte: Revista Fórum