Conforme última pesquisa nacional feita pelo IBGE, problema acomete 214 mil alagoanos acima de 18 anos

Por Luciana Beder – Colaboradora com Tribuna Independente

De acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 214 mil alagoanos com 18 anos ou mais vivem sem nenhum dente. Na capital alagoana, são 46 mil pessoas sem nenhum dente.

O cirurgião dentista Marcelo Veneziano contou que, em seu consultório, a maioria dos pacientes que usam próteses dentárias são idosos. “A maioria dos implantes que coloco são em idosos. Acredito que os genitores das novas gerações se preocupam mais com a saúde bucal e as pessoas, hoje, têm mais acesso ao dentista, devido ao grande número de profissionais, em virtude do número de cursos e faculdades”, afirmou.

Para Veneziano, atividades em escolas ensinando os alunos a cuidarem dos dentes são uma ótima forma de prevenir problemas bucais e dentários. “Acredito que a prevenção poderia ser na escola, como se fazia antigamente. Evitaria muitos problemas como as cáries e outras doenças periodontais que podem levar à perda dos dentes”, disse.

O aposentado Noberto do Carmo perdeu nove dentes ao longo da vida. Para ficar com um sorriso bonito, ele optou pela prótese dentária. “Minha mãe tinha cinco filhos, trabalhava, não tinha tempo de cuidar da nossa saúde bucal. Aí foi criando cárie e eu fui perdendo quando adulto, com uns 20 e poucos anos. Depois, coloquei as próteses, fui tratando e sempre estou fazendo limpeza”, contou.

A aposentada Ana Alves também perdeu alguns dentes porque, segundo ela, antigamente se extraia por qualquer motivo. “Já perdi alguns. Hoje em dia, cuido mais, vou ao dentista.

Antigamente, quando a gente ia pro dentista, ele extraia logo. Qualquer problema extraia e assim fui perdendo os dentes”, afirmou.

A dona de casa Marinete da Silva extraiu três dentes, mas não optou pela prótese. “Não uso prótese. Os dentes ficaram ruins e tive que extrair. Hoje, tenho cuidado, escovo com frequência e uso fio dental para não acontecer isso com os outros”, disse.

A comerciante Elza Monteiro perdeu seis dentes, mas optou por colocar a prótese apenas nos dentes superiores. “Já extrai seis dentes. Eles estavam muito estragados, não tinha mais jeito, aí tive que extrair. Coloquei prótese apenas nos de cima, já que os de baixo não aparecem”, afirmou.

Fonte: Tribuna Independente

Deixe uma resposta