A notícia da desistência do deputado estadual Ronaldo Medeiros na disputa pela prefeitura de Maceió, nas eleições de outubro casou estranheza em muitas pessoas próximas ao PT e em muitos eleitores, que esperam uma alternativa ao midiático JHC.
O deputado que está de férias, preferiu usar as redes sociais para se posicionar sobre o episódio. Entretanto, o Blog Bastidores apurou que não foi do deputado o veredito de se retirar da eleição majoritária em Maceió, mas da disputa interna no Partido dos Trabalhadores, que na verdade foi quem ‘desistiu’ do nome de Medeiros.
Segundo o Blog Bastidores, Medeiros teria sido impactado com uma decisão da tendência majoritária do PT, chamada Construindo um Novo Brasil (CNB). O deputado integra uma outra tendência, chamada Resistência Socialista, que já nasceu em Alagoas com tamanho semelhante à CNB, e irá disputar o controle da legenda nas eleições internas.
Ainda segundo o Blog, receosa em perder o controle do partido, a CNB, então ‘desistiu’ Ronaldo da função. A tendência trabalha, agora, para viabilizar um novo nome que possa unificar a sigla, e tem em vista algumas possibilidades. Ao menos dois nomes estão na mesa dos dirigentes partidários, que darão a palavra final.
Procurada pela reportagem, o agrupamento Diáogo e Ação Petista, terceira maior força do PT, respondeu que “defende a convocação imediata de uma plenária da militância petista de Maceió para discutir a questão e que defende que o PT tenha candidato próprio nas eleições de 2024”. As outras duas forças não responderam.
O Partido dos Trabalhadores tem o segundo maior tempo de TV e a segunda maior verba do Fundo Eleitoral, o que pode alavancar um nome para prefeito e sua chapa proporcional.
Fonte: Redação com 7 Segundos