Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira 3 pela emissora norte-americana CNN aponta que a desaprovação ao presidente Donald Trump subiu para 63%, enquanto 37% o aprovam.

O levantamento, feito com 1.245 adultos entre 27 e 30 de outubro, mostra que 68% dos entrevistados consideram que “as coisas estão indo muito ou muito mal” no país, enquanto 32% acreditam que a situação está “muito ou razoavelmente bem”.

A pesquisa indica que a economia e o custo de vida são as principais preocupações dos americanos, citadas por 47% dos participantes. Em seguida, estão o estado da democracia (26%) e a imigração (10%).

Questões de criminalidade e segurança foram mencionadas por apenas 7% dos entrevistados, enquanto saúde e política externa somam 5% e 1%, respectivamente.

Quanto à política econômica do governo, 27% acreditam que as medidas de Trump melhoraram a situação do país, enquanto 61% afirmam que as políticas pioraram a economia. O levantamento aponta ainda uma preocupação crescente em áreas rurais republicanas, onde tarifas aplicadas pelo governo resultaram em demissões em fábricas e desaceleração da produção em diversos setores.

Em relação à política externa, 32% consideram que as decisões do presidente beneficiaram a posição global dos EUA, enquanto 56% acreditam que prejudicaram, e 12% entendem que não houve impacto.

Fonte: Carta Capital e Metrópole

Deixe uma resposta