O período de matrículas na rede municipal de educação de Maceió teve início de maneira conturbada em 2025. Esse ano das 15 mil solicitações de matrícula realizadas online, a SEMED atendeu apenas 7 mil até agora. Mais de 50% solicitações seguem em espera indefinida porque não há vaga. Esse desencontro entre demanda e oferta inclui Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Muitas famílias que são beneficiárias do Programa Bolsa Família se encontram ainda mais temerosas pois caso não consigam matricular os filhos na escola, não conseguirão cumprir a condicionalidade da Educação, consequentemente podem ter o benefício bloqueado.
Embora o Prefeito João Henrique Caldas (PL) tenha feito a adesão à Estratégia da Busca Ativa Escolar do Unicef, que visa garantir a inclusão e permanência das crianças e adolescentes na escola, o município inicia o ano de 2025 com uma exclusão de 8 mil crianças e adolescentes, cujo os pais solicitaram matrícula, mas estão com seus filhos fora da escola, pois a oferta do município só irá atender 7 mil vagas.
Na última terça, 4, mães realizaram protesto na Avenida General Hermes cobrando soluções para este grave problema. Na próxima quinta, 6, esse assunto será colocado em pauta na reunião do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FETIPAT/AL). O Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente também pretende pautar a discussão.
Fonte: Comissão de Mães e responsáveis