Município cearense realiza aboliu as catracas, consolidando a tarifa zero no transporte público

Segunda em população no estado do Ceará, a cidade de Caucaia completa três anos do programa de tarifa zero no transporte público – o Bora de Graça, lançado em setembro de 2021, no auge da pandemia. Vista com desconfiança no início, a medida se consolidou, e provou ser possível replicá-la em outras cidades, defendeu a prefeitura municipal.

O programa Tarifa Zero trouxe impactos positivos para os caucaienses, com ganhos econômicos e sociais relevantes, afirmam os gestores públicos. Em nota, citam que foi importante por facilitar a vida de quem busca trabalho, retirando o custo dos deslocamentos nas saídas pelo emprego. Também vem contribuindo para um maior acesso à cultura e lazer e, na qualidade ambiental urbana, reduziu os veículos particulares em circulação, trazendo menores emissões de CO2 e maior fluidez do trânsito.

A remoção definitiva das catracas, que ainda permaneciam nos 70 ônibus da frota operacional, é um ato de consolidação da proposta, explica a prefeitura, já que o equipamento representava aos olhos da população a necessidade de pagar pela passagem.

Além de desnecessárias, já que não há mais cobrança da passagem, ou uso do vale-transporte, as catracas nos ônibus seguiam causando desconforto para mulheres grávidas, pessoas obesas e eram obstáculo para deficientes físicos. A mudança, justificam os responsáveis pelo transporte, promoverá igualdade para mais de dois milhões de passageiros que utilizam o transporte coletivo mensalmente.

Na próxima quinta-feira (12), além do ato simbólico de retirada dos equipamentos dos ônibus, o evento “Abolição das Catracas” vai inaugurar um memorial. O artista Narcélio Grud transformará o agora objeto do passado em obras de arte. As esculturas interativas serão instaladas na praça do Anfiteatro, no centro da cidade, onde servirão como memória de um passado recente. 

“A inspiração veio de transformar um objeto limitante, que requer que você faça um pagamento para poder transpassar, para um outro ponto, que é de uma flor chamada dente-de-leão, que tem por natureza soltar suas sementes com o vento, trazendo um significado de liberdade, libertação”, explica o artista.

Fonte: Mobilize

Deixe uma resposta