Centenas de estudantes, técnicos e professores da Universidade Estadual de Alagoas, ocuparam hoje, 28/05, as ruas de Maceió para cobrar do governador Paulo Dantas, a realização imediata de concurso público para professores e técnicos, a construção de restaurantes universitários e política de assistência estudantil.
A manifestação contou com a presença de representação de todos os campi da Uneal. De Santana do Ipanema, a delegação partiu de 7 horas da manhã, para garantir presença na manifestação. Segundo a estudante Luiza Kelly, “os estudantes de Santana sofrem com a falta de professores e a saída é a mobilização”. Sentimento compartilhado pelos estudantes dos outros campi presentes no ato.
A manifestação começou na praça da Assembleia Legislativa, depois percorreu a rua do Sol até chegr na porta do Palácio do Governador, onde os manifestantes realizaram um ato público denunciando o descaso do Governo com a Instituição. Depois foi realizado uma assembleia geral unificada, de estudantes, técnicos e professores, que decidiu de forma unânime por paralisar as atividades da Uneal a partir de agosto, se o concurso público não for realizado.
Para o professor Luizinho, presidente do Sindicato dos Docentes da Uneal, “a decisão da comunidade foi acertada, já que o governo não sinaliza concretamente com a realização do concurso”. Ainda conforme o professor “o primeiro semestre foi de prejuízo para os estudantes, em função da falta de proforessores e que só a luta pode garantir uma solução para grave crise vivida pela Uneal”.
Os manifestantes ainda se dirigiram para a Assembleia Legislativa, onde foram recebidos pelo deputadoRonaldo Medeiros, que se comprometeu em intermediar uma reunião com o governador Paulo Dantas para tratar da situação do concurso da Uneal.