O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), desembarcou nesta quarta-feira (14) em Cairo, no Egito, onde discutirá sobre a guerra entre Israel e o grupo fundamentalista islâmico Hamas com seu homólogo egípcio, Abdel Fatah al-Sisi, e o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres.
O petista terá uma agenda particular ao longo do dia, que inclui uma visita às pirâmides.
“Embarco para o Egito nesta terça-feira de Carnaval. Na sequência visito Etiópia para participar de uma reunião da União Africana. O Brasil tem fortes relações históricas e culturais com o continente africano e devemos retomar essa parceria”, escreveu Lula em suas redes sociais.
O mandatário escolheu o Egito como destino de sua primeira viagem internacional de 2024, em um ano que não deverá ter muitos compromissos no exterior.
“Um dos países mais influentes do continente africano, é uma das ações estratégicas da diplomacia brasileira”, disse uma nota do Palácio do Planalto.
O comunicado continuo dizendo que Brasil e Egito “estreitaram” seu diálogo em 2023 com “as negociações para a saída de brasileiros que estavam na Faixa de Gaza”.
Lula ainda deverá se reunir com autoridades da Liga Árabe na capital egípcia, onde poderá ter um encontro com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.
A agenda do petista também inclui uma visita a Etiópia, onde participará da 37ª cúpula de chefes de Estado e Governo da União Africana de Nações.
Fonte: Terra