No dia 5 de outubro, Maceió sediará a 36ª Romaria da Terra e das Águas. Terá concentração às 6h, em frente à Casa IBP (R. Cel. Lima Rocha, 800 – Pinheiro, Maceió/AL), região impactada pelo maior crime socioambiental em solo urbano do mundo: o desastre provocado pela mineração de sal-gema da Braskem.

Sob o tema “Ecologia Integral: esperança, resistência e profecia” e o lema bíblico “‘E Deus viu que tudo era muito bom’ (Gn 1,31)… A Braskem afundou sonhos”, a Romaria une espiritualidade e mobilização social. Será um ato de fé e política que ecoa o clamor das milhares de famílias atingidas pelo afundamento de cinco bairros da capital alagoana.

Programação

A caminhada terá início às 7h, percorrendo os bairros do Pinheiro e Bebedouro até os Flexais – parte dos territórios marcados pela dor do deslocamento forçado, mas também pela memória, cultura e resistência. Durante o percurso, haverá paradas reflexivas com depoimentos de vítimas do crime da Braskem.

No encerramento, antes da celebração da Santa Missa, os participantes poderão acompanhar os debates nas tendas temáticas, que vão aprofundar reflexões sobre água enquanto fonte de vida, ecumenismo e relações afetivas e a experiência do defensor público com comunidades atingidas.

A Romaria será concluída com a celebração da Santa Missa, presidida pelo arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Beto Breis, e cocelebrada por párocos locais.

📌 Serviço
36ª Romaria da Terra e das Águas
📅 Data: 5 de outubro (domingo)
⏰ Concentração: 6h | Caminhada: a partir das 7h
📍 Local de concentração: em frente à Casa IBP (R. Cel. Lima Rocha, 800 – Pinheiro, Maceió/AL)
📲 Mais informações: 82 99697-1000

Fonte: Ascom/CPT

Deixe uma resposta